Lisboacompostar | Perguntas Frequentes

O QUE É O PROJETO "LISBOA A COMPOSTAR"?

Lisboa a Compostar é um projeto de incentivo à compostagem doméstica, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Valorsul, no âmbito do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Cidade de Lisboa e do Projeto Europeu FORCE – Cities Cooperating For Circular Economy (HORIZON 2020).

COMO COMPOSTAR?

No nosso dia-a-dia juntam-se os restos da preparação das refeições e restos de jardim. De seguida colocam-se no compostor. Cobrem-se então com alguns pequenos ramos e folhas secas e deixa-se a Natureza seguir o seu curso. É simples! E poderá aprender, com mais detalhe, assistindo a uma ação de formação oferecida no dia da entrega do compostor.

O QUE É O COMPOSTO?

É um excelente fertilizante obtido através de um processo de transformação biológica natural e simples - a compostagem. O composto funciona como um adubo natural e um corretor agrícola, fazendo uma nutrição contínua ao solo, melhorando as suas propriedades físicas e químicas e a sua estrutura, evitando assim o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

QUEM PODE CANDIDATAR-SE?

Todos os residentes na cidade de Lisboa desde que tenham uma habitação em Lisboa com logradouro, quintal ou jardim. Basta inscrever-se que posteriormente será contactado/a para assistir a uma ação de formação e receber o compostor.

E SE NÃO TIVER ESPAÇO PARA COLOCAR O COMPOSTOR?

Poderá inscrever-se, frequentar a acção e demonstrar interesse pela Compostagem Comunitária. A Câmara Municipal de Lisboa iniciou a instalação de compostores comunitários piloto em quatro freguesias: Ajuda, Areeiro, Campolide e Olivais.

Pode ainda procurar nas imediações da sua morada se algum vizinho partilha o seu compostor na plataforma https://sharewaste.com/.

QUAL O PRAZO EM QUE DECORRERÁ?

maio de 2018 a agosto 2019.

QUAL A FORMA DE CONCORRER?

A partir de janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Lisboa está a receber candidaturas para a oferta de um compostor através do projeto “LISBOA A COMPOSTAR”.

REQUISITOS PARA RECEBER O COMPOSTOR

Para receber o compostor é também obrigatório assistir a uma ação de formação (de duração mínima de 1 hora).

Essa formação será ministrada pela CML e por convite, com base nas candidaturas recebidas através das fichas de inscrição aqui disponibilizadas.

Esta ação de formação decorrerá em instalações municipais ou das Juntas de Freguesia.

QUANDO SERÁ ENTREGUE O COMPOSTOR?

No dia da ação de formação os candidatos devem estar preparados para transportar o compostor para casa (cerca de 12 Kg). Relativamente às dimensões do compostor, informamos que tem 64x64 cm e 76 cm de altura e será entregue desmontado.

O QUE ACOMPANHARÁ O COMPOSTOR?

Junto com cada compostor é também entregue um GUIA DE COMPOSTAGEM. Aquando da entrega do compostor o seu depositário assina uma declaração em como se compromete a usar o compostor adequadamente.

POSTERIORMENTE IRÁ SER CONTACTADO?

A monitorização/acompanhamento será realizada on-line, sendo o contacto a realizar via endereço eletrónico para esclarecimento de dúvidas.

PERDI A FICHA DE INSCRIÇÃO

Inscreva-se aqui neste portal no separador INSCRIÇÃO ou solicite uma ficha para: lisboaacompostar@cm-lisboa.pt