Lisboacompostar | Perguntas Frequentes

O QUE É O PROJETO "LISBOA A COMPOSTAR"?

Lisboa a Compostar é um projeto de incentivo à compostagem doméstica, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Valorsul, no âmbito do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Cidade de Lisboa e do Projeto Europeu FORCE – Cities Cooperating For Circular Economy (HORIZON 2020).

COMO COMPOSTAR?

No nosso dia-a-dia juntam-se os desperdícios de vegetais crus sem tempero e/ou restos de jardim. De seguida colocam-se no compostor. Cobrem-se então com alguns pequenos ramos e folhas secas e deixa-se a Natureza seguir o seu curso. É simples! E poderá aprender, com mais detalhe, assistindo a uma ação de esclarecimentos obrigatória para posterior entrega do compostor ou participação em Compostagem Comunitária.

O QUE É O COMPOSTO?

É um excelente fertilizante obtido através de um processo de transformação biológica natural e simples - a compostagem. O composto funciona como um adubo natural e um corretor agrícola, fazendo uma nutrição contínua ao solo, melhorando as suas propriedades físicas e químicas e a sua estrutura, evitando assim o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

QUEM PODE CANDIDATAR-SE?

Todos os residentes na cidade de Lisboa. Basta inscrever-se que posteriormente será contactado/a para assistir a uma sessão de esclarecimentos e receber o compostor ou o acesso ao compostor comunitário.

E SE NÃO TIVER ESPAÇO PARA COLOCAR O COMPOSTOR?

Poderá inscrever-se, frequentar a acção e demonstrar interesse pela Compostagem Comunitária. A Câmara Municipal de Lisboa tem disponíveis equipamentos em vários jardins municipais permitindo assim que todos possam realizar compostagem doméstica.

Pode ainda procurar nas imediações da sua morada se algum vizinho partilha o seu compostor na plataforma https://sharewaste.com/.

QUAL A FORMA DE CONCORRER?

Basta preencher a “inscrição.” e aguardar o nosso contato.

REQUISITOS PARA RECEBER O COMPOSTOR

Para receber o compostor é também obrigatório assistir a uma ação de formação (de duração mínima de 1 hora).

Essa formação será ministrada pela CML e por convite, com base nas candidaturas recebidas nesta plataforma, na área inscrição.

Esta ação de formação decorrerá Online através da plataforma Microsoft Teams.

QUANDO SERÁ ENTREGUE O COMPOSTOR?

O compostor doméstico será entregue na morada da inscrição numa data previamente agendada. Relativamente às dimensões do compostor, informamos que tem 64x64 cm e 76 cm de altura e será entregue desmontado.

O QUE ACOMPANHARÁ O COMPOSTOR?

Junto com cada compostor é também entregue um GUIA DE COMPOSTAGEM. Aquando da entrega do compostor o seu depositário assina um TERMO DE RESPONSABILIDADE em como se compromete a usar o compostor adequadamente.

POSTERIORMENTE IRÁ SER CONTACTADO?

A monitorização/acompanhamento será realizada on-line, sendo o contacto a realizar via endereço eletrónico para esclarecimento de dúvidas ou aplicação de inquéritos por questionário.

Câmara Municipal de Lisboa