Lisboa a Compostar é um projeto de incentivo à compostagem doméstica, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Valorsul, no âmbito do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Cidade de Lisboa e do Projeto Europeu FORCE – Cities Cooperating For Circular Economy (HORIZON 2020).
No nosso dia-a-dia juntam-se os restos da preparação das refeições e restos de jardim. De seguida colocam-se no compostor. Cobrem-se então com alguns pequenos ramos e folhas secas e deixa-se a Natureza seguir o seu curso. É simples! E poderá aprender, com mais detalhe, assistindo a uma ação de formação oferecida no dia da entrega do compostor.
É um excelente fertilizante obtido através de um processo de transformação biológica natural e simples - a compostagem. O composto funciona como um adubo natural e um corretor agrícola, fazendo uma nutrição contínua ao solo, melhorando as suas propriedades físicas e químicas e a sua estrutura, evitando assim o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.
Todos os residentes na cidade de Lisboa desde que tenham uma habitação em Lisboa com logradouro, quintal ou jardim. Basta inscrever-se que posteriormente será contactado/a para a assistir a uma ação de formação e receber o compostor.
maio de 2018 a agosto 2019.
A partir de janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Lisboa está a receber candidaturas para a oferta de um compostor através do projeto “LISBOA A COMPOSTAR”.
Para receber o compostor é também obrigatório assistir a uma ação de formação (de duração mínima de 1 hora).
Essa formação será ministrada pela CML e por convite, com base nas candidaturas recebidas através das fichas de inscrição aqui disponibilizadas.
Esta ação de formação decorrerá em instalações municipais ou das Juntas de Freguesia.
No dia da ação de formação os candidatos devem estar preparados para transportar o compostor para casa (cerca de 12 Kg).
Junto com cada compostor é também entregue um GUIA DE COMPOSTAGEM. Aquando da entrega do compostor o seu depositário assina uma declaração em como se compromete a usar o compostor adequadamente.
A monitorização/acompanhamento será realizada on-line, sendo o contacto a realizar via endereço eletrónico para esclarecimento de dúvidas.
Câmara Municipal de Lisboa