Sobre o Projeto Lisboa a Compostar

LISBOA A COMPOSTAR é um projeto que visa a formação em compostagem, a oferta de um compostor doméstico aos munícipes que têm espaço para o instalar e o apoio continuado da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA aos munícipes que, através de inscrição, manifestem o interesse em reduzir os seus resíduos domésticos, produzindo fertilizante que virá a ser utilizado no seu logradouro, quintal ou jardim.

Caso não tenha espaço com terra para instalar o seu compostor, poderá ainda assim inscrever-se e demonstrar interesse pela compostagem comunitária. A Câmara Municipal de Lisboa iniciou a instalação de compostores comunitários piloto em quatro freguesias: Ajuda, Areeiro, Campolide e Olivais.

Fazer compostagem doméstica evita o encaminhamento para incineração de resíduos valorizáveis. Só em 2017 foram recolhidas diariamente em Lisboa mais de 640 toneladas de lixo comum, das quais 40% de biodegradáveis, encaminhados para incineração. A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA propõe-se inverter este processo na origem, proporcionando aos munícipes forma de reciclarem estes resíduos nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais.

Em vez de rejeitarmos no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições, especificamente das frutas e legumes, podemos colocá-los no compostor. Cobrimo-los com pequenos ramos, ervas e folhas e deixamos a Natureza agir. É muito simples e natural.

Quer participar mas tem dúvidas? Inscreva-se e assista à formação que a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA lhe oferece com a entrega do compostor.

O Composto é o resultado do processo de transformação biológica, a que chamamos compostagem. Neste processo obtemos um fertilizante ou adubo que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

Materiais de apoio

Guia prático de Compostagem

Descarregar o guia

Instruções de utilização do cadeado em compostores comunitários